26 de maio de 2010

Ricardo Araújo Pereira - 20 Mai 2010 - Visão

Movimento 'uma playmate em cada turma'
Se eu mandasse todas as professoras posariam nuas na Playboy. Primeiro, por uma questão de disciplina. Nenhum aluno arrisca a expulsão da sala onde lecciona a Miss Fevereiro

16:33 Quarta-feira, 19 de Mai de 2010


Na qualidade de antigo aluno, a notícia da professora de Mirandela que posou nua na Playboy deixa-me indignado: no meu tempo não havia professoras destas. Na qualidade de cidadão que já foi capa da Playboy, o facto de a professora ter sido suspensa faz com que esteja solidário: nós, as coelhinhas, devemos unir-nos. Devo dizer, aliás, sem querer ser corporativista, que, se eu mandasse, todas as professoras posariam nuas na Playboy. O Ministério da Educação continua entretido com programas e avaliações e ignora aquilo de que o nosso sistema educativo precisa: professoras nuas. Primeiro, por uma questão de disciplina. Nenhum aluno arrisca a expulsão da sala onde lecciona a Miss Fevereiro.
Segundo, por razões de concentração no estudo. Qualquer jovem aluno já deu por si a imaginar a professora sem roupa. Eu não fujo à regra, e aproveito a oportunidade para pedir desculpa à Irmã Genoveva. Mas os alunos de professoras que posam na Playboy não perdem tempo com distracções dessas: não precisam. Se querem ver a professora despida, abrem a revista na página 49. Na sala de aula, concentram-se na compreensão da matéria.
Terceiro, para conseguir o desejado envolvimento da comunidade no processo educativo. Os encarregados de educação mais desinteressados passam a frequentar todas as reuniões de fim de período: os pais desejam ver a professora; as mães desejam verificar se os pais não se entusiasmam demasiado com o visionamento da professora. Padrinhos que não vêem o afilhado desde a pia baptismal virão de longe para se inteirarem do aproveitamento escolar do miúdo.
Infelizmente, a vereadora da Educação da Câmara de Mirandela pensa de outro modo. A exibição pública voluntária do corpo nu está interdita às docentes. Não se sabe a que outras profissões se alarga esta inibição. Canalizadoras podem posar sem roupa sem desprestigiar o nobre ofício de vedar uma torneira? Empregadas de escritório podem deixar-se fotografar nuas sem melindrar os carimbos? Ninguém sabe ao certo, mas parece urgente definir com rigor que outras profissionais estão deontologicamente impedidas de fazerem com o seu corpo o que quiserem.
Mais do que a suspensão, deve colocar-se em causa a recolocação da professora. O receio de alarme social levou a Câmara a retirar a docente do contacto com os alunos e a enviá-la para o arquivo municipal. Ora, o contacto com bibliotecários de óculos grossos que não vêem uma pessoa do sexo feminino nua desde 1977 não será mais perigoso e socialmente alarmante do que o convívio com jovens? Fica a pergunta, para reflexão das autoridades fiscalizadoras da nudez.

25 comentários:

maracujá disse...

muiToooo bOm...
estE RicardO é demais de suRpreende!
Com tOm tãO ironiCamente inteLigente, abOrda uM assuNto meLindrosO que tanTas dores de caBeça tRouxe á nOssa tãO quadradA sOciedadE!

BibaRita disse...

Melindroso nahhh!
É para ser dito e sem hipocrisias. O respeito, os valores e principios aprende-se em casa e nas escolas onde, em virtude da emancipação da mulher as crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo é um facto.

Deêm o exemplo Senhoras Professoras e falo com experiencia pessoal pois a minha mãe, professora, sempre o disse e fez e os resultados na sala de aula são outros quando as regras são impostas.

Por falar disto, soube hoje do miudo de 11 anos que se atirou da janela porque os pais o puseram de castigo... Ora se já nem os pais podem por de castigo os filhos e as professoras podem andar nuas nas revistas onde iremos nós parar!

Tudo é permitido... e se não é, já nem a vida tem valor? e a luta pelos ideais? Onde está? Quando parou no tempo e porquê???

Será pela politica de laxismo e permissiva imposta pelo Ministério da Educação em que todos passam sejam burros ou inteligentes? Será por poderem bater nos colegas e professores e nada acontece? Será por poderem faltar que não reprovam?

Caros Ministros é concerteza.

BibaRita disse...

Faço um grande elogio á blogger SantaRiti por este post!

Parabéns!

maracujá disse...

sÓ uma quEstãO....a ProfessoRa fOi nUa LeccioNar????

os aLunos podeM batEr nos cOLegas ...condenando-os ao desespEro de uM suiCidiO...e tOdos se caLam...niNguem se manifesta...directOres C.D. e enCarregadOs de eduCaçãO fazeM.se de distraíDos pErante uM cenárIo gRutescO como o que acOnteceU em MirandeLa este uLtimo InvernO...
nO entantO...vÊm dar carA...quAL defensOres dos bOns costUmes...pOrque uMa PobRE proFessORa BOA...decidiU pOsar para uma revistA!!!!cOm oU sem roUpa....o corPo é deLa...é vida pessoaL como propriO nome indiCa é deLa...


cOmo nUm ouTro dia...nUm oUtrO contextO...se comentOU...assusta.Me mais quE uM dia...um fiLho meu veNha a ter Uma ProfessOra BUrra.... quE uma pRofessOra cOm as medidas nO ponto!

nãO Lhe chamariA hiPocrisia...anTes mUita faLta do quE fazER!!!!!!!!!

SantaRiti disse...

Xana, concordo com tudo sem tirar nem pôr. Se a professora for boa (e quando eu digo boa é a leccionar) porque razão ser destituida de um cargo que o exucuta como tem que ser???

Se ela depois de posar nua tem cara para enfrentar os alunos e os pais... PROBLEMA dela!!! Isso é um problema de cada um... Que eu saiba o corpo ainda é dela e ela faz com ele o que bem quer...

Mas já estou como tu Xana, é mesmo muita falta do que fazer...

BibaRita disse...

Estou em desacordo com vcs em alguns aspectos concordando com outros.

Mas como Mãe não gtostaria. Bem e esta a minha opinião e tal como a minha vagina minha e só minha.

Aquando do miudo de Mirandela o que poderia fazer o Ministério da Educação? Despedir o porteiro? A realidade das escolas publicas vêm da falta de valores numa sociedade em que se vive de aparato e de falsas excelencias.
Enraizar valores, bons costumes e regras de sociedade deveria caber a uma escola publica, de ensino publico(incluindo professoras que se dessem ao respeito) para que os alunos também pudessem seguir exemplos que poucos há e quando há são sempre Na minha perspectiva pelas piores razões.

Bem quanto ao que não ter o que fazer penso que esse é o estado de todo sector publico e ai já são outras questões e outros Ministérios. Se a professora é boa pode sempre ir para modelo ou modelo fotografico.

PS: não tem nada a ver este assunto com o Ministério da Educação uma vez que esta era uma professora das AECs contratada por isso pela Camara Municipal local e não pelo Ministério Publico. e ainda bem, pq se fosse mesmo professora ninguyem a tirava de "ensinar música" ás crianças!

BibaRita disse...

E Xana a burrice não se vê pelas medidas corporais como bem sabes... nem é medida em exames nacionais nem são feitos exames psicotécnicos para entrar em ensino.

Por isso para a minha filha: preferia burra e boa pessoa que inteligente e com falta de valores.

SantaRiti disse...

Riti eu acho que por posar nua não tem necessariamente que ser má pessoa ou ter falta de valores... Anda por aí muito boa gente que nunca posou nua e nós bem sabemos como são...

Por isso, é como te digo, a mim não me diz nadinha...

BibaRita disse...

É como te digo é segundo oS nossos valores que apreciamos os valores dos outros.
Na minha hierarquia não considero um acto digno de um Pedagogo.

maracujá disse...

É certO que nãO tenhO fiLHos...e que se caLhar por isso é mais faciL para miM tãO manifestadamente saiR numa especie de defeSa da ProfessOra de Musica..
pOrque o cErtO...e taL como disse ritiNha e beM...nãO é por posaR nua que podeMos desde já aSSumir que a senhOra teM faLta de vaLores...


acHo que que estãO a daR demasiadO enfasE a este assuNTO...quandO há tantOs oUtros bem mais importantes sobre os quais sE deveriam debruçar de CORPO (nu ou nãO) e aLMa!

é caricatO...mas LembrO.me que uM dos piOres professores que tive em toDa a minha vidA....pOrque nem sequer conseguiU expor o programa coMPLeto duRante o anO LectiVO...tiNha uma prediLecçãO peLas miNhas coLeguiNhas de cOPa C ....e gostava inCLUsivê de Lhes expLicar cariNhosamente a LiçãO :)
e o mais engRaçadO ainda...é que esse ProfessOr que eU tive...é uma pErsonagem bastante conceiTuada dA sOcietY e ferverOso defensoR dos vaLores de famiLia e bOns coStumes!!!
a miM dá-me vOntade de riR...o que as pessoAs encOntraM pAra se aUTO.prestigiarEM!

enfiM...eU contiNuo a prefir a BOA!

BibaRita disse...

Sim o que sai da boca para fora e espelhado nas atitudes desse teu professor logo ai mostra que a capa de defesa de bons costumes, lhe caiu.

Mas aqui não estou falar do que digo pois nunca tinha abordado este assunto com ninguém de uma esfera mais menos restrita (entre paredes), mas sim de uma hierarquia de valores e auto-respeito que defendo para mim e para os mais próximos.

E a dar a minha achega a um assunto que a mim envolve uma certa permiscuidade. mas mais uma vez a mim.

O olhar para o outro a faltar-se ao respeito a si proprio é triste e não defendo o posar nua seja para a Manuela da venda seja para a Dra Professora. Mas continuo a dizer esses são os principios com que olho.

Ainda estava a falar com a Ritinha no nosso ultimo almoço que nunca devemos cuspir para o ar pois um dia levamos com ele na testa. Mas neste caso nunca serei pedagoga e educa apenas uma pessoa segundo aquilo que penso ser a melhor conduta moral para o seu auto-respeito.

SantaRiti disse...

"É como te digo é segundo oS nossos valores que apreciamos os valores dos outros.
Na minha hierarquia não considero um acto digno de um Pedagogo"

Rita, eu não estou a julgar por mim, porque como já disse eu não faria isso, mas também não condeno quem o faça. É como a questão do aborto, eu sou a favor mas não o faria... No entanto vês aí muito boa gente cheia das morais e dos bons costumes, que não falha um domingo à missa, e que já perdeu a conta de quantos já fez ou já obrigou a filha a fazer...

O que eu quero dizer com isto, é que não gosto de moralismos, entendes??? É um facto que cada vez mais se nota um défice de valores na sociedade... Mas para mudar isso, a meu ver não passa por condenar uma professora que resolveu fazer o que quis com o próprio corpo... E eu não sou ninguém para apontar o dedo...

Por outro lado, se me perguntares... Gostavas que a tua mãe fizesse o mesmo??? Eu obviamente que respondia NÃO!!! Mas é por ser minha mãe, porque não a gostava de ver exposta, e não por consideração à escola e à comunidade...

maracujá disse...

agOra é minha vez dE o diZer...comPLetamente de acOrdO!
acHo que este País já deveriA estar cansadO de falSOS mORAlISMoS...MAS PElOS VISToS NÃo...E ESTES COnTinUAm A aLimentar os noTiciáriOs diÁRios!

acHo que nenhUma de nÓs gostaria dE ver a vida proFissioNaL cOndenada...peLas decisÕes que se Tomam na vidA PESSSOAL!
cOncerteZa que acHaria uM abUsO que sE pUsesse em cauSa o prOfissionaLislmo de aLguém...pOr teR tidO um numerO de namOradOs acima da médiA...Ou poRque infeLizmente teve de opTar por uma interruPçãO da gravideZ...oU até pOrque gOsta de frequEntar caSas de striP aO fim de semana!

acHo que a invasãO de privacidadE...também é uM acTO de dEsrespeito peLo proXimO...
acHo soBretUdo...quE saBer RespeiTar..parte peLO nãO condenaR gratUitamente atitUdes que nãO nos dizeM respeitO!

BibaRita disse...

"falSOS mORAlISMoS...MAS PElOS VISToS NÃo...E ESTES COnTinUAm A aLimentar os noTiciáriOs diÁRios!"

os moralismos que alimentam os jornais nao são falsos porque nem sequer existem no meu entender. De verdadeira moral e costumes bons ou maus, condenaveis ou não não se fala sequer!

"acHo soBretUdo...quE saBer RespeiTar..parte peLO nãO condenaR gratUitamente atitUdes que nãO nos dizeM respeitO!"

A do gratuitamente estou em total desacordo visto que não foi gratuitamente que esta pessoa foi deposta do cargo que exercia mas por não seguir uma conduta que deveriam seguir todas as professoras para serem chamadas disso mesmo.
O condenar, criticar e apontar, bem quem já não o fez atire a 1a pedra e é uma das regalias que a democracia ainda nos oferece o direito de expressão e de opinião.
Quanto ao naõ dizer respeito, ao ser numa escola pública a todos diz respeito já que é publica!

maracujá disse...

concErteZa que cada quaL é Livre de manifestar opiniãO...
concertEza que cada quaL é Livre de acHar OfensiVO e aLtamente permiscuO, o facTo de uMa pessoA tiRar a rOupa...para seR foTografadA e sER exposta nUma revistA...quE à partidA tB será considerAda pOuco digNa...


mAs sinceramEnte nãO partiLho destE sentiMento, poRque a miM me causa naUseas Profundas vEr tanTa pOLémica em voLta dEsta siTuaçãO, quandO há tanTas PreOcupaçÕes, que nÓs cidadãos, mãEs, irmãS, fiLhas, MULHERES...nOs devEriamos debRuÇar..
e irriTa-me soLenementE a dita hiPocrisia maScarada de bOns principiOs e aLtos vaLores...

saBiaM que nUm saLao de BeLeza, bastante coNhecido da nOssa cidadE...uMa cLiente, dita defensOra das Morais e bons coStUmes ...recUsou que uMa das fuNcionárias Lhe arraNjasse o CabeLO....poR se trataR de uMa pessoa DiVORCiADA!!!!!

para miM...esta quEstãO da professora de Musica...é sO mais um exemPLo (taL como o anteriOR) que tradUZ cLaramente, o tipO de soCiedadE eM que vivemOS!

reaLmente é mais faciL aponTar o dedO...do que oLhar-mO-nOs ao espeLHO......cOM ou sem ROUpA!

faLamOs entre nÓs há PoucO temPo...do facTo de existerEm Poucas mULheres "cOM tOmatEs"...
pois bEM...a ProfessOra de MusiCa, na minha opiniãO é uM exemPLO dessa esPécie rARA!
mas esta é sÓ a miNha oPiniãO...e vaLe o quE vaLe!

BibaRita disse...

Xana desculpa lá mas a falar em divorciada ai vais parar. porque sabes muito bem que o sou e o estigma tem quem tem e não foi isso chamado nem a imoralidade ou falta de dignidade tem haver com isso. Nem acho que te fica bem pessoalmente dizeres isso.

BibaRita disse...

e não tem tomates tem é mamas de silicone!

maracujá disse...

riTinha...achO que estaS a Levar este assunTo para Um camPo pessoaL....e nãO se trata dE toDo diSSO!
faLei no exemPLo da DiVORCiada..pOrqUe me revOLTou ...provaveLmente mais dO que a ti, tamanHo precoNceiTo!
sÓ tentO mOstrar meu poNto de vistA..independentemente de me fiCar beM ou maL!
a miha mÃe é diVorciada RiTa...e é das pessoaS que mais admiRo neste MundO!
a anaLogia que fiZ a estes 2 casoS..parece.me obviA...e não tem quaLquer tiPo de 2a intençãO...descULPa se fOi isso que dei a entendER!
acHO que é de uma enOrme viOLência, cRueLdadE e desRespeitO...cOndenaR uma pessoa ao fracassO pRofissionaL...pOr uma decisãO pessoaL..e que na miNha opiniãO nao deveria interferiR em mais nenhUm oUTRo camPO!

BibaRita disse...

Não vejo qualquer tipo de analogia entre os 2 casos.

Nenhuma mesmo.

Nem vou explicar o porque. Pois foste muito infeliz no que disseste. e quanto á tua mãe é contigo. Quanto a mim é comigo.

BibaRita disse...

e pensa mais no teu sucesso profissional que no dela ela pensa e pensa muito a pousar nua.

Eu chego ao cumulo de achar que consideram que as prostitutas poderiam ser professoras! E até vos digo que lhes dou mais dignidade a elas que o são e o assumem para ganhar dinheiro, que a esta senhora que pousa para o mesmo intuitto: ganhar dinheiro.

maracujá disse...

LamentO...quE tenhas fiCadO tãO aborrecidA....
agOra aCho tamBém que te cOntradiZes nO teu 7º comentariO...já que eU unica e eXCLusivamente estOU a CONDENAR os que sE acham doNos da verdadE e se senTem nO direiTO de diTarEm as reGras...
sÓ dei a miNha oPiniãO...taL cOmo deste a tUa!
agOra se te sentes de aLguma forma ofendida cOm a desenfeLicidade do meu cOmentariO (como Lhe chamas) peçO descULPa...mas repitO...nãO tive quaLquer intençãO!
nO entantO Tb te digO que pAra miM tambéM é muitO infeLiz a fOrma como estas a iMpor a TUa opiniãO!

BibaRita disse...

transcreve a frase em que me contradigo pois não a encontro...

Quanto á infelicidade de opiniões meus caros, como dizes não temos que agradar a todos só aqueles que nos fazem sentir melhor. Seja com uma discussão seja com o que for. Isso não tinhas o direito de o fazer se "amiga" te consideras para mostrar a tua opinião.

BibaRita disse...

Há uma coisa que não fiz: não dei exemplos de vida de minguém próxima para expor a minha opinião.

maracujá disse...

Rita...descULpa mas nãO vOu cOmentar mais nadA!
NãO dei exemPLos de vida de ninGUem...faLei unicamente de siTuações reaiS que sO demonsTraM a caPa precOnceiTuosa cOm que muiTa gentE contiNua a viver nos dias de Hoje...
nãO consigO compreender o pOrqUê de reagiRes assiM à minha opiniãO....
mas respEitO...porquE tens esse diReiTO!

BibaRita disse...

Porque há limites de respeito que devemos ter.