18 de outubro de 2009

Li e gostei... Espero que vocês também gostem...

A mediocridade é o estado geral da humanidade como ela está. É um retardamento da inteligência. Uma pessoa medíocre é como uma árvore que tem as raízes continuamente cortadas para não poder crescer. A pessoa medíocre nunca sabe o que é frutificar, florir, espalhar perfume. E para manter a mediocridade de uma pessoa medíocre, uma coisa muito estranha tem de ser colocada na cabeça dela: que ela é extraordinária.
A pessoa comum é a pessoa natural. A natureza não produz pessoas especiais. Ela produz pessoas únicas, mas não especiais. Todos são únicos à sua própria maneira.
Quando falo sobre ser comum, estou descartando a ideia de ser extraordinário, que é o que te mantém medíocre. Ser comum é a coisa mais extraordinária deste mundo. Basta olhar para ti. Dói muito, é doloroso aceitar que tu não és extraordinário. Então observa o que acontece quando tu aceitas a ideia de que és comum. Um grande peso sai dos teus ombros. De repente, estás num espaço aberto, natural, simplesmente do jeito que tu és. A pessoa comum tem uma singularidade, simplicidade, humildade. Por causa dessa simplicidade, dessa humildade, dessa singularidade, ela torna-se realmente extraordinária, embora nem faça ideia disso.
As pessoas que são humildes e simplesmente aceitam que são tão comuns como toda a gente - tu vês um brilho nos olhos delas. Elas têm graça nos movimentos. Não as verás a competir, não as verás trapaceando. Não as verás a trair alguém. Elas não são contraditórias. Não são hipócritas.
E quem é a pessoa que se crê extraordinária? Aquela que sofre de um enorme complexo de inferioridade. Para encobri-lo, ela projecta simplesmente a ideia oposta. Mas só se engana a si mesma; ela não engana mais ninguém.
As pessoas medíocres têm um problema. Elas não toleram que ninguém seja melhor do que elas, pois isso destrói a sua ilusão de que são extraordinárias. Mas ninguém pode tirar-te a tua condição de pessoa comum. Isso é algo que não é uma projecção, mas uma realidade.
Se queres viver de modo autêntico e sincero, então sê simplesmente comum. Então ninguém pode competir contigo. Ficas de fora da corrida da competição, que é destrutiva. De repente és livre para viver. Tens tempo para viver. Podes rir, podes cantar, podes dançar. Mas a mente medíocre não tem capacidade para entender. Envelhecer, todos os animais envelhecem. Crescer é algo que só os seres humanos podem fazer. E o primeiro passo é apenas aceitar a sua simplicidade, a sua humildade.

"O livro da sua vida" - Osho

1 comentário:

maracujá disse...

beLissimO RiTi....mEsmO...tive peNa de nãO ter Lido e comentadO mais cEdO!